Finalmente postando no meu bloguinho! A correria não deixa minha mente criativa-culinarica trabalhar... Por isso resolvi dar uma pausa e fazer uma nova receitinha antes de pirar com tanto estudo... Estou na minha fase francesa! Ultimamente só tenho me encantado por receitas e comidas francesas. Acho que é influencia do livro (Julie e Julia) que to lendo...
Conheci os Financiers numa padaria muito boa daqui de Brasília. Procurei várias receitas até encontrar essa. Não foi uma das melhores que achei, mas foi a que teve os ingredientes mais "normais". Não sei se é porque sou novata, mas acho um absurdo uma receita que leva 10 claras!
Enfim, os Financiers nasceram na França na região da bolsa de valores. Esse nome foi dado por causa da "riqueza" de seus ingredientes (manteiga e amêndoas). Eram feitos em forminhas retangulares imitando barras de ouro (os commodities da época que eles surgiram). Como não encontrei forminhas retangulares fiz nas redondas mesmo. O rendimento foi de 36 biscoitinhos. E isso fica uma loucura com café, só comendo pra saber...
FINANCIER
150g de farinha de amêndoas
Ingredientes
75 g de farinha de trigo
150 g de açúcar de confeiteiro
4 claras em neve
150 g de manteiga
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180º. Primeiro derreta a manteiga no fogo bem baixo até ela ficar dourada. Esse processo se chama manteiga noissete. A manteiga deve ficar castanha, mas tem que tomar cuidado para não queimar. É bom Retirar algumas vezes da chama para a borra do leite não queimar, apenas dourar.
Bata as claras em neve como para suspiro até ficarem duras. Acrescente metade do açúcar
Em seguida, misture a farinha de amêndoas, a farinha e o resto do açúcar. Por último acrescente a manteiga e misture bem (eu misturei com uma espátula mesmo, não precisa bater).
Asse em pequenas formas retangulares, quadradas ou redondas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo.
- Use as forminhas quadradas, as quinas do Financier ficam mais durinhas e mais gostosas
Foi Legal
- A receita é fácil e super rápida de fazer. Dá pra soltar a imaginação e inventar recheios e incrementos
Não foi legal
- A farinha de amêndoas é bem difícil de encontrar. Uma alternativa é a farinha de castanha. Para quem quiser usar a farinha de amêndoas e não encontrar, pode comprar as amêndas descascadas e bater no liguidificador com um pouco de açúcar ou no processador. Para quem mora em Brasília, encontrei a farinha de amêndoas no Mercado Municipal.
Ficaria muito bom...
- Depois que fiz a receita pensei em trocar metade da açúcar de confeiteiro por açúcar mascavo e adicionar farinha de nozes. Aliás, me arrependi muito de não ter feito isso... Quanto mais densa ficar a massa do Financier mais gostoso ele fica.