terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

#2 Batata Frita de Microondas





Olá para todos. Essa é uma receita super prática que encontrei no livro da Lucília Diniz (Good Light). Serve também para os amantes de batata frita que, por motivos de saúde, não podem abusar na hora de comer.

Publiquei um passo-a-passo dessa receita no site Bem Simples, só que bem mais resumido do que aqui.


BATATA FRITA DE MICROONDAS

Ingredientes:

2 Batatas Inglesa médias
Filme de poliéster (vulgo, assa fácil ou plástico para churrasco)
Sal




Como fazer:



Fatie as batatas à Madeleine e deixe na água fria com gelo por uns 20 minutos. Quando estou com pressa, deixo no freezer uns 10 minutos e já é suficiente.





Forre a prato do microondas com o filme. Corte as bordas que sobrarem para não prender o prato enquanto ele estiver girando durante o cozimento.





Disponhas as batata uma ao lado da outra. É importante não sobrepor as batatas porque elas grudam a beça!





Ligue o microondas em potência alta por 4 minutos. O meu microondas é Brastemp, acho que dependendo da marca e do modelo esse tempo deve variar entre um minuto a mais ou um a menos.




Quando der o tempo, vire as batatinhas.






Coloque o sal a gosto. Eu coloco o sal grosso moído que é mais fácil de espalhar. Quando faço só pra mim não coloco sal, prefiro sem. Ligue o microondas novamente em potência alta por mais 5 minutos e meio, ou até que fiquem douradas.



E pronto! Batata frita, super crocante e com zero gordura!





- Use a batata Inglesa, ela é mais dura e mais seca. A batata monalisa demora mais pra secar e solta muito vapor.

- Não corte as batatas muito fininhas. Como elas vão desidratando no microondas, soltam muita água e se estiverem muito fina grudam no plástico.

- Eu prefiro usar o filme para churrasco ao Assa fácil. É exatamente o mesmo material, a diferença é que o filme para churrasco vem em rolo, é melhor para medir no prato do microondas. Além disso, ele é mais grosso que o assa fácil, daí a batata gruda menos.

-Preste atenção no final do cozimento às batatas do centro do prato. Elas costumam "assar" antes das que ficam nas bordas, e às vezes queimam!


Foi Legal
- Fica muito bom pra comer com um hamburguinho caseiro.

- Você pode fazer várias vezes e armazenar as batatas em potes herméticos que elas ficam crocantes por um bom tempo. Mas isso se você conseguir guardá-las porque eu não resisto, vou comendo enquanto faço.

- Zero de gordura, precisa falar mais...

Não foi legal
- Virar as batatas no microondas requer um pouco de técnica. É bom esperar uns 10 segundinhos com o forno aberto porque ela solta um vapor quente. Eu já tentei vários métodos de virar a batata (coloquei meu irmão que tem um "Q" de inventor na empreitada, mas não conseguimos nada mais prático do que usar os dedinho e virar uma a uma...)

Acho que ia ficar muito bom se...
- Fizesse com outros legumes, como cenoura, abobrinha... Apesar de que a batata é pop, e todo mundo fica encantado de poder comer batata frita, sem fritura!

É isso, espero que gostem, e se alguém tentar em casa depois me diga se deu certo!

Um comentário:

Testes disse...

Ai, como fiquei curiosa!!
Ah eu vou tentar!
Amei seu "bloguinho", um mimo.
Bjs

Postar um comentário